Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Opinião - E se?


Título: E se?
Autora: Maria Capitão
Ano de Lançamento: 2013
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 84
Sinopse: Como tinha dito, a base do livro vão ser frases, pensamentos ou textos que me tenhas dito. (...) Espero que com este livro possas realmente perceber o que sentia por ti, Rodrigo. Boa sorte a perceber. Até hoje eu ainda não descobri.
A nossa amizade terminou. No entanto, nunca foi esclarecida. Não tínhamos uma amizade normal, nem éramos pessoas normais. Este livro trata dos comentários que tu, Mr. Pedinte me fizeste durante toda a nossa amizade, cronologicamente, explicando porque é que chegou ao fim.




Reflexões
            Quão imparciais podemos ser quando o livro foi escrito por uma amiga? Bem, espero ter sido uma leitora imparcial o suficiente para o poder criticar de forma correta…
Começo por dizer, correndo o risco de me repetir, que histórias verídicas não são as minhas favoritas e prefiro mil vezes outro tipo de livros. No entanto, este é um livro um pouco diferente. É sobre memórias e desabafos, uma coisa que todos nós fazemos de maneiras diferentes. Uns guardam as coisas para si próprios, outros partilham com os amigos mais chegados, outros escrevem um diário e ainda há outros que têm a magnífica oportunidade de publicar um livro.
O livro fala então principalmente de memórias da escritora, coisas que na altura não percebeu e que, tenho a certeza, nenhum leitor perceberá melhor que ela. A verdade é que todos temos histórias incompreensíveis nas nossas vidas e, talvez por isso, penso que todos se vão identificar com a situação.
Ler este livro foi um daqueles momentos em que nos sentimos um pouco nostálgicos, um pouco em sintonia com as palavras impressas no papel. Fiquei muito honrada por ver que a escritora usou, como ela diz, “uma resposta mais completa” que lhe dei uma vez quando ela me abordou sobre o assunto.
A história termina de forma bastante aberta, fazendo alusão a um futuro onde tudo é incerto. No entanto, num tom de despedida, faz com que os leitores comecem a pensar naquelas situações do passado: “E se” tivesse sido de outra forma?
Aconselho a todos os leitores, especialmente ao público jovem feminino, que leiam este livro pois é uma leitura extremamente fácil e não apenas porque estou, indiretamente, nele.

Podem comprar o livro:
- Na Chiado Editora - Aqui
- Na Wook - Aqui