Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Opinião - Será que Tudo Me Acontece por Acaso?


Título: Será que tudo me acontece por acaso?
Autor: Margarida Fonseca Santos
Data de Lançamento: Dezembro de 2004 (2003 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 73
ISBN: 978-972-23-3025-1
Sinopse: A vida de Luísa decorria tranquilamente (tranquilamente de mais!!!), até ao dia em que as luzes do metro se apagaram… O único que parece interessar-se por tudo o que lhe aconteceu é Jorge, um rapaz franzino e desajeitado do 11º ano, que tinha “pouca saída” com as raparigas! – segundo o seu amigo Diogo (“o conquistador” da turma). A partir desse dia, e paralelamente a uma série de coincidências que começam a suceder-se, Luísa vê-se envolvida em situações algo caricatas e, sem exagerar, até mesmo perigosas… Sem perceber por que é que tudo isto lhe acontece, tenta descobrir junto do seu irmão, mas este não lhe liga nenhuma: é mais velho, cheio de segredinhos, outras preocupações, nomeadamente, a sua namorada... Será que a Luísa algum dia irá encontrar uma explicação para os fenómenos estranhos que lhe acontecem, ou será que tudo lhe acontece mesmo por acaso?

My rating: 3 of 5 stars

Acaso
Este é um dos únicos livros do Clube das Amigas, coleção voltada para o público infantojuvenil feminino, que li e que foi escrito por uma autora portuguesa. Mais um dos que tinha na minha estante sem nunca lhe ter pegado quando era mais nova. Por ser tão pequeno, li-o num piscar de olhos.
Não tenho muito a dizer em relação a este livro. É uma leitura leve e lê-se muito bem. A história é interessante, MAS (e tinha mesmo de ser um “mas” escrito com maiúsculas) foi uma desilusão. A premissa é intrigante e deixa-nos curiosos para saber o que se passa. Afinal, é a grande questão do livro. Qual não foi a minha desilusão quando o terminei e a resposta dada para tudo o sucedido foi a mais simples possível: o acaso. Esperava algo de diferente. Esperava que houvesse um motivo por trás de todas as coisas bizarras que acontecem à nossa protagonista. No final, foi apenas mais um livro de romance da treta com uma explicação nada interessante.
No todo, é provavelmente o livro desta coleção que menos gostei.
Recomendo para quem gosta deste tipo de leitura e quer um livro rápido de se ler.

View all my reviews

Podem comprar o livro em português de Portugal:
- Na editora – Aqui (atualmente 7,07€)
Em e-book: Ainda não disponível em português de Portugal.