Translate

sábado, 30 de abril de 2016

Opinião - Admirável Mundo Novo


Título: Admirável Mundo Novo (Brave New World no original)
Autor: Aldous Huxley
Data de Lançamento: Novembro de 2013 (1932 no original)
Edição:
Editora: Antígona
Número de páginas: 302
ISBN: 978-972-608-242-2
Sinopse: Admirável Mundo Novo" é uma parábola fantástica sobre a desumanização dos seres humanos. Na utopia negativa descrita no livro, o Homem foi subjugado pelas suas invenções. A ciência, a tecnologia e a organização social deixaram de estar ao serviço do Homem; tornaram-se os seus amos. Desde a publicação deste livro, o mundo rumou a passos tão largos na direcção errada que, se eu escrevesse hoje a mesma obra, a acção não distaria seiscentos anos do presente, mas somente duzentos. O preço da liberdade, e até da simples humanidade, é a vigilância eterna.

Inclui um prefácio de Manuel Portela e a carta enviada pelo autor a George Orwell, aquando da publicação de "1984".

My rating: 4 of 5 stars

Marcante
Vocês conhecem a sensação de ler um livro e lembrarem-se dele mesmo depois de se passarem semanas ou até meses? Foi isso que me aconteceu com este livro.
Tenho de começar por mencionar que, sendo este livro um clássico da literatura, estava à espera de uma leitura pesada, lenta e até, quem sabe, ligeiramente maçadora. Enganei-me mais redondamente do que nunca. Achei que tinha uma linguagem simples de compreender. Uma linguagem crua e direta, apenas com os floreados necessários a tornar a escrita mais bela. A história foi interessante e passou a voar.
Para quem não sabe, este livro é considerado um dos grandes “pais” dos livros distópicos e, como apaixonada pelo género (graças a Jogos da Fome, principalmente), não podia deixar de ler este livro. Aproveitei mal surgiu a oportunidade e não me arrependi mesmo nada.
A história é marcante e fala-nos de uma realidade que é assustadoramente semelhante ao futuro para o qual caminhamos a passos largos. Houve cenas que me deixaram fortemente impressionada e ainda hoje recordo claramente.
Ponto negativo: achei o final um pouco abrupto e o “romance” desnecessário à história.
Ponto positivo: posso mencionar basicamente… TUDO O RESTO!
Foi, sem sombras de dúvidas, uma experiência fantástica e espero ler mais clássicos que mexam comigo tanto como este livro mexeu. Além disso, adorei ler a carta que o autor enviou ao seu pupilo. Estou ansiosa para ler o “1984”.
Muito recomendado.

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 11,10€)
Em e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 3,99€) - Edição Diferente