Translate

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Opinião - Fangirl

Título: Fangirl (Fangirl no original)
Autor: Rainbow Rowell
Data de Lançamento: Outubro de 2015 (2013 no original)
Edição:
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 438
ISBN: 978-989-710-209-7
Sinopse: Cath ama loucamente os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém?
            Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe.
            Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer.
            Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras. Pior: Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão frágil e solitário.
            A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?

My rating: 5 of 5 stars

Dois Lados da Mesma Moeda
Estava ansiosa para ler este livro assim que soube que ia ser lançado em Portugal, até porque já sentia curiosidade para o ler devido ao tema de que trata. Fiquei mesmo contente quando a editora mo enviou para opinião!!! Agradeço imenso por isso e dou os meus parabéns pela capa fantástica.
Começo por dizer que já tinha lido outro livro da autora, o Eleanor & Park, e que adorei completamente. Este não tem nada a ver em termos de história, embora a escrita maravilhosa da Rainbow Rowell continue a ser um dos grandes pontos fortes.
A história é-nos narrada do ponto de vista de Cath, que vai para a universidade e vai ficar longe do pai e da irmã gémea pela primeira vez. Ela começa por ser um bocadinho irritante, dado que é quase uma eremita e que só sai do quarto para ir às aulas, passando a vida a alimentar-se de barras energéticas. Wren também se revela uma personagem irritante que só pensa em sair à noite e em bebedeiras. Esta história tem um romance que se vai desenvolvendo lentamente, o que lhe dá um tom bastante realista, e trata de um amor profundo por escrever. A Cath escreve fanfic de Simon Snow, que é uma espécie de Harry Potter mas no fundo não tem nada a ver, e tem aulas de escrita criativa, entre outras do género. Esse foi para mim o grande ponto forte deste livro. Cada vez que o lia dava-me imensa vontade de escrever, coisa que não sentia há muito tempo. Foi assim que começou a nascer a história em que estou a trabalhar atualmente e que se chama Legião. Pode-se dizer que isto é um ponto positivo, dado que alimentou mais o meu gosto pela escrita e até me fez ler alguns apontamentos de escrita criativa, mas tem o seu lado negativo, dado que me dava vontade de parar de ler para ir escrever. Um grande ponto negativo foi o final abrupto, que penso ser imagem de marca da autora porque fez o mesmo com o outro que li.
Assim, sentia-me bastante balançada quanto à classificação a dar a este livro. Acabei por lhe dar as 5 estrelas principalmente porque me fez ganhar algo de muito positivo com a sua leitura: a vontade de escrever está de volta e com toda a sua força.
Recomendo a leitura a quem goste de escrever, seja fanfic, como a Cath, ou outros géneros literários.

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 15,98€)
- Na editora – Aqui (atualmente 15,98€)
Em e-book: Atualmente não existe em português de Portugal.