Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Opinião - Atlantis (Série TV)


Título: Atlantis
Criadores: Johnny Capps, Julian Murphy, Howard Overman
Produtores: Johnny Capps, Julian Murphy, Howard Overman, Bethan Jones
Estúdio: BBC Cymru Wales (BBC Galês)
Género: Fantasia, Drama
Data de lançamento: 28 Setembro 2013 – 16 Maio 2015 (cancelada)
Número de temporadas: 2
Número de episódios: 25 (45 minutos por episódio)
Minha classificação: *

Sinopse: Atlantis, criado por Howard Overman (Misfits), Julian Murphy (Merlin) e Johnny Capps (Merlin), situa-se num tempo de heroís lendários e criaturas míticas. Um lugar misterioso, um mudo de taurocatapsia, de deusas com cabelos de serpentes e de palácios tão vastos que dizia-se que foram construídos por gigantes. Esta é a cidade perdida de Atlantis.


… Nope, não, não consigo ver mais, foi uma má ideia, I take it back!

Está na hora de fazer a crítica porque sinceramente não sei se vou continuar a ver a série. A melhor maneira de explicar o porque é explicar as minhas reações a ver: (Spoilers dos primeiros 10 minutos) Jason, a personagem principal (ohhh até acertaram nos nomes comuns gregos) está a fazer explorações debaixo do mar quando naufraga e acorda numa ilha desconhecida (da da dum). Ele observa umas pessoas que estão por perto e segue-as até chegar à civilização. Entre outros acontecimentos, ele conhece um rapaz, Pitágoras (olha o Pitágoras, o que é que ele está aqui a fazer?) e o seu pai Hercules (espera, o Hercules?? Hercules, o pai de Pitágoras? Ok, não me digam que o Jason é da história Jason e os argonautas??... Claro que é.. Preciso de uma pausa, (2 horas mais tarde) vamos continuar) história, história, história, o minotauro do mito de Teseu aparece (oh não, onde vai o Hercules e o Jason, duas personagens que não têm nada haver com a história?) claro que vão lidar com o assunto… Desisto…

Esta foi a minha reação os 5 episódios que consegui ver até agora no espaço de 8 meses… não consigo, simplesmente não consigo ver. Eu não me importava que tivessem recreado os mitos, até acho que é bom haver novo interesse pela mitologia grega, já passa algum tempo desde que fizeram coisas interessantes com a mitologia grega (sim, estou a falar do Hercules da Disney, adoooorooo) mas como é possível que até a Disney conseguiu fazer um melhor trabalho em explicar mitos? Eu não costumo ter problemas em ver novas adaptações de mitologias, tipo os deuses gregos nos livros ‘Predadores da noite’, mas isso é porque são feitos bem, com pesquiza por detrás. O que esta série me faz pensar é que alguém pensou, ‘Que personagens vamos usar? Esta esta e esta, ok, o que sabemos sobre as personagens? Bem, o Hercules teve uma tarefa envolvendo o rei Minos e um touro em Cnosso. Há! Então foi ele que matou o minotauro da Creta!’... Não, não foi! Ele capturou um touro selvagem que vivia em Creta. O minotauro do labirinto foi Teseu que o matou! Isto só complica mais que ajuda a perceber as lendas! Este é o meu problema com a série. Se vão fazer uma série em que querem explicar os mitos gregos, então façam-na em condições. Os mitos gregos já são complicados sozinhos, quanto mais fazerem-nos ainda mais confusos…

Mas apesar da parte principal da história estar terrível (para não falar do facto que quase nenhuma das personagens teriam vivido na mesma época, dado que por exemplo Pitágoras viveu no 6º século Antes de Cristo e, por exemplo, Hércules ‘viveu’ o mais tardar no 13º século AC) eles até dão um boa ideia do que seria viver num mundo cheio de terrores de várias criaturas e os rituais necessários para fazer com que os deuses fiquem contentes. Isto até foi um aspeto que fiquei impressionada. Eles mostraram um pouco dos festivais e religiões que existiam tipo as Ménades que até são demonstradas como a população pensava que eram, e embora existissem, não eram assim. Por isso dei-lhe uma estrela, mas de resto não. 
Foi uma má ideia, mesmo muito má.