Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Opinião - Nossa Senhora de Paris


Título: Nossa Senhora de Paris (Notre-Dame de Paris no original)
Autor: Victor Hugo
Data de Lançamento: Outubro de 2012 (1831 no original)
Edição:
Editora: Civilização Editora
Número de páginas: 540
ISBN: 978-972-26-3587-5
Sinopse: Estamos em Paris, em plena Idade Média. À sombra da catedral, a bela bailarina Esmeralda desperta paixões. Mendigos e vadios, o poeta Gringoire e o capitão dos guardas Phoebus rodeiam-na e admiram-na e o temível arquidiácono Cláudio Frollo é levado ao crime. Suspeita e votada ao suplício, Esmeralda é salva pelo sineiro de Nossa Senhora de Paris. Quasímodo, que a protegerá e adorará até que a morte os una.

My rating: 4 of 5 stars

Bonito e Profundamente Triste
Quando, há uns tempos atrás, a Chris, do canal do youtube Diário da Chris, fez um especial sobre filmes da Disney e ler as suas histórias originais, deu-me imensa vontade de fazer o mesmo e ler algumas histórias originais. Então decidi adquirir este livro, sabendo que é a origem de um filme da Disney que eu adoro, O Corcunda de Notre-Dame. Claro está que já estava preparada para uma coisa completamente diferente e possivelmente mais trágica, não fosse este livro um clássico da literatura. Assim, peguei no livro no final do mês de Agosto deste ano, terminando-o precisamente 2 meses depois.
A escrita é pesada e, por vezes, excessivamente descritiva no que diz respeito aos monumentos da cidade de Paris. Eis o maior ponto negativo deste livro.
A história é-nos contada como se alguém que não faz parte da trama nos narrasse os acontecimentos, ou seja, é um narrador ausente e omnisciente.
Este livro tem imensas personagens fascinantes e algumas não aparecem no filme da Disney. Penso que se deve principalmente por essas personagens representarem lados mais negros da humanidade, como por exemplo o irmão de Cláudio Frollo, Jean, que é um bêbado, só pensa em mulheres e leviandade e acaba mesmo por se juntar aos ladrões da cidade. Eu adoro, tal como no filme, a Esmeralda e o Quasímodo revela ser muito mais do que aquilo que se vê. Não gostei deste Phoebus, ao contrário do dos desenhos animados. Ele é um homem com uma personalidade absolutamente… Blerck! Hihi! Quase tanto como o nosso pior pesadelo, o padre, Cláudio Frollo, que me arrepiou toda em algumas partes!
O final foi muito romântico, mas profundamente triste. Deixou-me um bocado deprimida… Ainda bem que no filme da Disney terminam tudo de forma diferente!
Adorei este livro e está mesmooooo recomendado!

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 8,99€)
Nota: Não existe e-book disponível em português de Portugal.