Translate

domingo, 9 de agosto de 2015

Opinião - Foge

Título: Foge (Gone no original)
Autora: Lisa McMann
Coleção: Caçadora de Sonhos (3º)
Data de lançamento: Março 2012
Editora: Everest Editora, LDA
Número de páginas: 219
ISBN: 978-989-50-1481-1
Sinopse: Ele vai em direção a ela, com os seus dedos pretos e cheios de sangue, com os olhos perturbados, sem pestanejar. Janie está paralisada. As mãos frias do pai enroscam-se no seu pescoço, apertando-o com força, cada vez mais, até que Janie deixa de respirar. Sente-se incapaz de se mover, incapaz de pensar, forçada a deixar que o seu próprio pai a mate. À medida que vai apertando mais o pescoço de Janie, o rosto de Henry fica cada vez mais branco, de um branco doentio. Ele faz mais força e começa a tremer.
Janie está a morrer. Não tem mais força para lutar. Acabou.
Para Janie, ver-se arrastada para dentro de sonhos de outras pessoas já não é novidade. Não pode dizer a ninguém o que faz, porque não acreditariam ou achariam que é maluca. Janie vive no limite, sob a maldição de uma capacidade que dificilmente consegue controlar. Descobre toda a verdade sobre a sua habilidade e também sobre a sua grande debilidade. O seu destino como recetora de sonhos parece estar selado, e o que vai acontecer acabará por ser muito mais perigoso e sinistro do que algum dia havia imaginado.
Janie pensa saber o que o futuro lhe reserva e está mais ou menos conformada. Mas custa-lhe a ideia de Cabel o partilhar – e sofrer – com ela.
No entanto, sabe que ele ficará sempre a seu lado, apesar dos seus terríveis pesadelos, Ele é um rapaz fenomenal e ela, um completo desastre. Por isso, só lhe ocorre uma maneira de lhe proporcionar a vida que ele merece: separando-se dele para sempre.
Então, aparece um desconhecido que vira tudo de pernas para o ar. O futuro é ainda mais abominável do que Janie imaginava, e as suas opções ainda mais atrozes do que havia pensado. Só ela poderá escolher o melhor de dois males.
Um aparecimento inesperado
Dos três, este livro não foi propriamente o meu preferido. Nunca me chamou muito a atenção, contudo ao relê-lo, comecei a gostar. Tive de repetir a leitura para saber sobre o que é que tratava exatamente e penso que foi o motivo pelo qual passei a apreciar mais este último. Pode muito bem ter sido por ser lido no verão, isto porque a história se passa exatamente nesta época do ano. A meu ver podemos realmente identificarmo-nos mais ou, melhor dizendo, aproximarmo-nos o suficiente para compreender bem certas situações se estivermos no mesmo tipo de ambiente que as personagens.
No que toca à história é, obviamente, o terço que nos faz perceber melhor a situação geral. Isto porque, como é a finalização da trilogia, acaba por completar e também, de certa maneira, aglomerar tudo o que foi exposto para uma melhor compreensão da vida da personagem principal.
Os acontecimentos giram um pouco à volta de um novo personagem, que apesar de não ter muita presença, tem um impacto enorme na vida de Janie. Este, juntamente com outra que ela já conhecia, serão os dois exemplos que ela tem para se basear na sua escolha final. O seu futuro seria fundamentado por estas duas vidas, visto que ela terá que escolher um dos dois casos que conhece.

Penso que se pode dizer que aqui, é onde podemos presenciar uma instabilidade maior por parte da personagem principal. Apesar de sempre assistirmos ao seu desconforto ou até luta com o seu dom/maldição, pode muito bem ser neste terceiro livro que se nota mais claramente como ela se sente.