Translate

sábado, 21 de março de 2015

Opinião - Teme

Título: Teme (Fade no original)
Autora: Lisa McMann
Coleção: Caçadora de Sonhos (2º)
Data de lançamento: Novembro 2011
Editora: Everest Editora, LDA
Número de páginas: 249
ISBN: 978-989-50-1480-4
Sinopse: Para Janie e Cabel, a realidade está a provar ser mais dura que os sonhos. Procuram um pouco de tempo para estar sozinhos, mas sem sorte.
Na Escola Secundária de Fieldridge estão a acontecer coisas estranhas, mas ninguém fala disso. Quando Janie intercepta um dos violentos pesadelos de uma colega e descobre o que realmente se passa na escola, o caso por fim começa a abrir-se. É hora de desmascarar os culpados.
Jane descobre a verdade sobre a sua habilidade, mas também sobre a sua debilidade. O seu destino como receptora de sonhos parece estar selado, e o que vai acontecer será muito mais perigoso e sinistro do que ela alguma vez havia imaginado.
Um novo caso encarregado pela Capitão Komisky implica que Jane entre nos sonhos dos seus colegas.
Para a sua nova missão, Janie precisa de controlar melhor os seus poderes. Pouco a pouco, vai conseguindo entrar e sair dos sonhos à sua vontade, ainda que o seu corpo necessite de cada vez mais tempo para voltar a si.
Fora feitos vários telefonemas anónimos para a linha de Dinheiro Rápido para Combate Secreto ao Crime, que alertam as autoridades sobre possíveis abusos sexuais na escola.
A capitão encarrega Janie e Cabel de estudar em primeira mão tudo o que se passa à sua volta. Ela deve procurar o agressor nos pesadelos de algumas das suas colegas. A polícia desconfia se que se trata de algum professor e, para apanhar o culpado, ela aceitará ser o isco.
Janie acabará por conhecer melhor os seus poderes graças aos documentos da senhora Stubin que Kominsky lhe entrega. Entre eles está um diário no qual descobrirá os efeitos secundários que esses poderes implicam: graves problemas de saúde que a irão afastando, pouco a pouco, da sua vida quotidiana.
O caso acabará por se resolver, ainda que para isso Janie arrisque mais do que o necessário e ponha em grave perigo a sua relação com Cabel e o seu futuro.
Uma relação com obstáculos
Neste livro, podemos ler como Janie se vai habituando aos poucos ao seu “dom”. Vai-se apercebendo cada vez mais o que significa poder entrar nos sonhos das outras pessoas; as consequências que isso lhe traz e como ela vai aprendendo a controlar esta capacidade.
É também neste livro que podemos notar, mais claramente, o desenvolvimento da sua relação com Cabel e as barreiras que lhes são apresentadas à medida que se embrenham no caso que lhes é apresentado pela Capitão Kominsky. Por ser um problema que se desenrola na sua própria escola, Janie tem o dever de entrar nos pesadelos dos seus colegas para tentar perceber quem é o violador que procuram. Mais à frente no caso, ela acaba por quase se tornar uma das vítimas, sem se aperceber, por ter servido de isco (tarefa para a qual se voluntariou). Isto acabará por afetar também Cabel, por se preocupar com o que poderá acontecer à rapariga que ama.


Sinceramente, é o meu livro preferido da trilogia. Isto, provavelmente, por ser aquele em que se começa a ler mais sobre a relação de Janie e Cabel. Enquanto lia o primeiro, estava grande parte do tempo com uma ansiedade para ler qualquer coisa sobre o relacionamento deles, então fiquei bastante satisfeita com a história deste. Apesar de não se centrar muito nesse aspeto, apresenta-o de uma boa maneira. Também achei que o caso foi interessante, incluindo o facto de ser mais ligado ao meio a que a personagem principal está inserida. No geral, é um livro que se lê muito bem. Não tem uma linguagem muito complexa e o seguimento dos acontecimentos é cativante.