Translate

sábado, 3 de maio de 2014

Opinião - A Essência do Sangue

A Essência do Sangue
Título: A Essência do Sangue (The Nature of Blood no original)
Autor: Caryl Phillips
Data de Lançamento: Maio de 1999 (1997 no original)
Edição:
Editora: Bizâncio
Número de páginas: 188
ISBN: 972-53-0052-1
Sinopse: Caryl Phillips, um escritor oriundo das Índias Ocidentais, que a crítica tem comparado a Isabel Allende e Gabriel García Márquez, é autor de diversos romances que traçam os percursos de pessoas cujas vidas foram despedaçadas ou transformadas pela força da História, seguindo-as através de paisagens físicas e psicológicas em que as complexidades do comportamento humano são iluminadas de forma totalmente inesperada.
            Agora, em A Essência do Sangue, Caryl Phillips oferece-nos um romance ainda mais eloquente, poderoso e provocador: uma história fascinante e comovente sobre vidas aparentemente muito diferentes, mas que, no entanto, estão ligadas, através das fronteiras e dos séculos, pelas circunstâncias, pelo espírito e pelo sangue.
            Os personagens centrais do romance, principalmente uma jovem judia alemã, cuja vida é marcada pelas atrocidades da Segunda Guerra Mundial, e um general africano contratado pela República Veneziana para liderar os seus exércitos, durante o século XVI, são gente que arrasta consigo o estigma de crises pessoais e sociais, através de cujas histórias se revela a velha obsessão europeia com a raça, a identidade e a diferença: com o sangue, em suma.
            A Essência do Sangue é pois um romance de rara ressonância histórica e emocional, que confirma Caryl Phillips como um escritor que, nas palavras do New York Times, se revelou “um dos gigantes literários do nosso tempo”.

My rating: 4 of 5 stars

Arrepiante
Este livro foi-me enviado pela Editorial Bizâncio. Obrigada!
Mais um autor que me era desconhecido, mas que a sinopse me convenceu a experimentar ler um dos seus livros, dado falar tão bem do autor. Não me arrependo!
A história percorre então a história de vida de uma série de personagens o que por vezes se torna um pouco confuso, dado que não tem capítulos nem nada que marque a mudança de personagem, e é apenas esse ponto negativo que tenho a apontar a este livro. É deveras brilhante e nem sei bem como explicar esse facto.
A história que mais gostei foi a da menina judia na segunda guerra mundial. Nem sei dizer aquilo que senti quando estamos perante o encerramento da menina num quarto de onde não a deixavam sair, os campos de concentração, a libertação… Vocês têm de ler este livro para perceber a enormidade de emoções sentidas quando se lê sobre estas coisas. É arrepiante.
Não sei o que mais dizer a não ser que vocês não podem mesmo deixar de ler este livro! Excelente livro! Excelente escritor!

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 2,5€)
- Na editora – Aqui (atualmente 2,5€)
Nota: Não existe e-book disponível.