Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Opinião - Teogonia

Olá pessoal! 
Desculpem a minha ausência, mas aqui está uma pequena opinião acerca de um livro que achei ser interessante (apesar de ter sido obrigada a lê-lo para um trabalho haha). Bem, até breve. Que venham os vikings de seguida :-P (possivelmente a próxima opinião será acerca do livro Beowulf)

Título: Teogonia (Θεογονία,título original)
AutorHesíodo, tradução Hugh G. Evelyn-White
Ano de edição: 1914
Número de páginas: 15
Sipnose: Este livro foi escrito com o objectivo de anotar a geneologia dos deuses gregos, na perspectiva de Hesiod. Lendo o livro, fica-se a conhecer a historia toda por detrás dos famosos deuses Gregos e como se relacionam entre eles, desde o primeiro ate ao “presente”.
Sugestão para leitura: uma caneta e um papel.


Eu Vi-me Grega
Eu achei este poema de Hesíodo bastante interessante, não só porque tive de ler o livro para depois ser avaliada, mas porque fiquei a saber mais sobre os deuses Gregos, as suas origens e as pequenas histórias e como tudo se interliga.
Um dos pontos que eu gostei menos, e é de se esperar nas traduções especialmente de livros Gregos, é que os deuses muitas vezes eram dados os seus equivalentes Romanos, por exemplo, em vez de Atenas, aparecia Minerva. Não só isso mas também o facto de fazer uma grande confusão nos deuses primordiais e nas personificações pois no inicio falava de uma personagem pelo seu nome e noutras pela personificação, pelo que eu recomendo ter um papel e caneta e ido anotando a árvore genealógica à medida que se vai lendo, para evitar confusões.
Apesar de tudo, eu adorei ler o livro e recomendo-o a aqueles que se interessam pelas histórias dos deuses.

Nota: os deuses gregos nao vêem apenas deste livro, para se saber a história toda também tem de ser ler os livros do Homer, pois alguns aspectos completam-se e outros contradizem-se.

Podem comprar o livro aqui:
- Na Wook - Aqui (actualmente 18,17€)
- On-line - Aqui (gratuito)