Translate

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Opinião - O Despertar da Bela Adormecida

Título: O Despertar da Bela Adormecida (The Claiming of Sleeping Beauty no original)
Autor: A. N. Roquelaure (pseudónimo de Anne Rice)
Coleção: Trilogia da Bela Adormecida (nº1)
Data de Lançamento: Novembro de 2005 (1983 no original)
Edição número: 161823/8734
Editora: Publicações Europa-América
Número de páginas: 214
ISBN: 972-1-05617-0
Sinopse: No conto popular da Bela Adormecida, o feitiço da jovem princesa apenas pode ser quebrado pelo beijo de um príncipe.
            Anne Rice reconta a história, sondando as implicações deste conto sugestivo e sensual ao explorar a sua ligação inegável ao desejo sexual. O Príncipe desperta a Bela Adormecida não com um beijo mas com a iniciação sexual, e a sua recompensa é a submissão completa da Princesa. A jovem é levada para o castelo do Príncipe, onde terá de se submeter a provações inimagináveis para demonstrar a sua total entrega e dedicação.
            A história conduz o leitor a um mundo sensual de sonhos proibidos e desejos obscuros… um mundo no qual as ideias tradicionais de submissão e preferência sexual são menosprezadas… um mundo que se torna irresistivelmente convidativo pelo espírito aventureiro e a imaginação inigualável de Anne Rice. Uma experiencia envolvente.

Chocante e Surpreendente
            Em primeiro lugar, quero agradecer à Europa-América por me ter enviado o livro, que eu já queria ler há bastante tempo mas não tinha tido oportunidade para o fazer. Muito obrigada!
            Desde que ouvi falar que a autora, Anne Rice, tinha reescrito a história clássica da Bela Adormecida de forma mais erótica fiquei em pulgas para ler o livro. Tenho de dizer que não estava nada à espera do que li. Foi uma surpresa e um choque. No entanto, gostei bastante da ideia.
            A história é narrada na terceira pessoa e, na maioria do livro, sob a perspetiva da Bela. Tudo o que nos é revelado torna-se uma curiosidade chocante. Completamente inesperado…
            A narrativa começa precisamente no momento em que o Príncipe salva a Bela do seu sono e a partir daí os acontecimentos sucedem-se em catadupa, sem nos dar tempo para assimilar aquilo que está a acontecer, surpreendendo-nos a cada acontecimento. Houve certos momentos em que fiquei um pouco chocada, mas a história em si é uma reviravolta muito interessante.
            O Príncipe, que afinal não é assim tão encantado, está sempre louco de desejo pela Bela e, no entanto, tenta tratá-la como a todos os outros Príncipes e Princesas feitos escravos no seu palácio. Tem uma personalidade dominadora, provavelmente graças à personalidade dominadora da mãe, e exigente. Bela é para ele a personificação da perfeição, pelo que não exige dela menos que isso.
            Bela é uma Princesa tímida e inocente que é arrastada para um mundo de sensualidade e excitação constantes. Sem saber, nunca mais vai voltar a vestir-se a partir do momento em que o Príncipe a salva, o que tem tanto de chocante como de curioso. Ela revela, no entanto, uma personalidade curiosa e bastante fácil de excitar.
            A única coisa que não gostei particularmente foi das situações em que, ignorando preferências sexuais, havia misturas de homens com homens com demasiada frequência. Acho estranho que um homem heterossexual com uma Princesa à sua disposição prefira “aliviar-se” num Príncipe.
            Tirando esse pormenor, gostei bastante da originalidade e da forma como a autora marca a diferença entre a sua história e o conto popular.
            Concluo com uma recomendação para que leiam este livro, mantendo uma mente aberta e sem preconceitos. Vão ficar maravilhados, chocados e surpreendidos. Aviso, no entanto, que não se iludam. Este livro está longe de ser um romance.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 17,07€)
- Na editora – Aqui (atualmente 8,53€) – A editora está com saldos de inverno até dia 28 de Fevereiro de 2014. 50% de desconto em livros com mais de 18 meses e 20% de desconto nos restantes. Aproveitem!
Nota: Não existe e-book disponível.