Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Opinião - O Hobbit

Título: O Hobbit (The Hobbit no original)
Autor: J. R. R. Tolkien
Data de Lançamento: Novembro de 2012 (1937 no original)
Edição:
Editora: Publicações Europa-América
Número de páginas: 259
ISBN: 978-972-1-06190-3
Sinopse: Esta é a história da aventura de um Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis…
Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa de sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso.
Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará.
O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis e já vendeu milhões de cópias desde a sua publicação, em 1937. É claramente um dos livros mais amados e influentes do século XX.

O Mundo de Tolkien
            J. R. R. Tolkien tem o fantástico dom de nos embrenhar noutro mundo com uma facilidade espantosa. Como brilhante escritor que é não me deixou desiludida, apesar de eu ter cometido a asneira de ver primeiro o primeiro filme que saiu. Claro que há muitas diferenças entre os dois, até porque o livro não é muito grande e fizeram dois filmes com cerca de duas horas cada um, mas adorei tanto um como outro. Agradeço a leitura deste livro à editora, que gentilmente mo enviou. Muito obrigada!
            A história é narrada do ponto de vista do próprio autor, que conversa com os leitores de forma familiar e nos conta a fantástica aventura de Bilbo Baggins e os seus companheiros de viagem. Para quem já leu os livros ou viu os filmes do Senhor dos Anéis é bom reencontrar personagens que nos são familiares.
            Bilbo Baggins é um hobbit que se considera respeitável por viver dentro da normalidade e não se meter em aventuras. Como é óbvio, vive neste livro a maior aventura da sua vida. Adorei saber como Bilbo encontra o famoso anel e em como ninguém lhe dá importância na altura e adorei a parte das adivinhas com o Gollum. Eu própria parava de ler e tentava adivinhar antes de ler a resposta. O bom caráter desta personagem é o seu maior trunfo e demonstra uma sabedoria imensa para alguém tão jovem, comparado com os seus companheiros de viagem.
            Todos os anões trabalham juntos para cumprir a sua missão e, apesar de inicialmente não gostarem de Bilbo, acabam por não poder passar sem ele. Gandalf continua a ser o misterioso feiticeiro com uma inteligência incomum e Gollum continua a ser a mesma criatura repulsiva que apesar de tudo me dá pena. Neste livro conhecemos elfos, gnomos, águias, homens ursos, dragões e tantas criaturas fantásticas que não é possível resistir-lhes. Gostei particularmente de Smaug, que revela uma personalidade muito interessante e orgulhosa.
            Aquilo que me incomoda nos livros deste autor é a quantidade de músicas que ele mete ao longo do livro. As personagens passam mais tempo a cantar do que a fazer outra coisa. Todas as raças parecem apreciar as suas canções mais do que o normal. Se não fosse este pormenor o livro seria perfeito.
            Não deixem de adquirir esta obra maravilhosa, bastante fácil de ler e realmente envolvente. Recomendo que leiam este fantástico livro pois, se não o fizerem, não sabem o que estão a perder.

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 22,75€)
- Na editora – Aqui (atualmente 18,20€ - 20% de desconto)
Nota: Não existe e-book disponível.