Translate

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rubrica Mensal - Entrevistas a Autores - L. C. Lavado

Estamos então na nossa quarta entrevista, para a qual escolhemos a Liliana C. Lavado. Esta autora tem, neste momento, dois livros publicados entre os quais temos “Inverso” e “Inverno de Sombras”. O seu livro mais recente, “Inverno de Sombras”, já foi criticado anteriormente e podem ler a opinião Aqui.
A Liliana nasceu em Aveiro e está, atualmente, na Suíça. É licenciada em Gestão de Marketing e dedica-se principalmente à sua escrita. Entre as suas influências literárias encontram-se Alex Bell, Sherrilyn Kenyon, John Green, Gayle Forman, Carlo Ruiz Záfon e P. C. Cast. Tem um blogue a que chamou “Neuroses da Escrita 2.0” e a que podem aceder Aqui. O blogue Histórias Fantásticas esteve a falar com ela e fez-lhe algumas perguntas:

1 – Como te sentiste quando o teu primeiro livro foi lançado?
R: Um misto de orgulho e terror. Orgulho, por ver o livro a partilhar as prateleiras com os meus escritores preferidos. Terror, porque a partir daquele momento ele ia para as mãos de muitos leitores e estaria exposto a qualquer tipo de crítica.

2 – Qual foi a tua inspiração?
R: Lisboa. A cidade que continua entre as minhas preferidas e da qual tantas saudades tenho. Há qualquer coisa em Lisboa que não consigo definir... faz-me sentir em casa.

3 – Quem mais te apoiou na escrita do livro?
R: O meu marido. Foi a ele que dediquei o livro. É sempre a primeira pessoa a ler o que escrevo.

4 – Já consegues pensar em ti como escritora?
R: Sim, consigo. Mas demorei algum tempo.
Existem demasiados estereótipos e demasiadas pessoas a definirem quem é e quem não é escritor, eu nunca me encontrei em nenhum deles, tive de descobrir o meu.

5 – Como te descreverias em três palavras?
R: Simples. Teimosa. Original.

6 – Já sabemos que estás a trabalhar num próximo livro, a continuação do tão apreciado “Inverno de Sombras”, que foi, inclusive, recomendado por inúmeros leitores do Goodreads. Quando prevês terminar o livro “Fantasmas de Pedra”? E quando será o seu lançamento?
R: Para minha vergonha, tenho de dizer, está atrasado.
A primeira previsão era terminar o “Fantasmas de Pedra” em Setembro, mas a data passou e ainda tenho muitas páginas para escrever.
Neste momento ainda não está definido com a editora qual será o livro a lançar em 2014, muito provavelmente será “O Diabo dos Anjos” e só depois virá “Fantasmas de Pedra”. Existem personagens em comum nestes dois livros e seria mais curioso para os leitores lerem agora “O Diabo dos Anjos”... por muito ansiosos que estejam em reencontrar a Isadora e a Andrea e continuar a história do “Inverno de Sombras”.

7 – Que podes contar-nos do teu primeiro projeto em Inglês “The Writing Heritage“?
R: “The Writing Heritage” é um ‘livro-experiência’, não só porque é o meu primeiro em Inglês, mas também porque foge ao género da Fantasia Urbana que tem vindo a ser o meu estilo literário até aqui.
Esta é uma história de mistério que, embora esteja quase terminada, ficou ‘na gaveta’ com a publicação do “Inverno de Sombras”. Talvez será retomada em 2014.

8 – Se as pessoas quiserem comprar os teus livros onde o podem fazer?
R: “Inverno de Sombras” está disponível em qualquer livraria (FANC, Bertrand, Leya...) ou grande superfície comercial (Continente, Pingo Doce...) assim como as lojas online.
“Inverso” está disponível na Amazon (Papel e eBook) e na iTunesStore e Kobo.

Dou assim por terminada esta entrevista e desejo-te muito sucesso na tua carreira, que ainda está apenas no início e já se mostra tão promissora. O blogue, os leitores e eu agradecemos a tua disponibilidade. Continua o bom trabalho!