Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Opinião - O Estranho Caso de Benjamin Button

Título: O Estranho Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button no original)
Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano de Lançamento: 2009 (1922 no original)
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 75
ISBN: 978-972-23-40533
Sinopse: Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefação de todos os envolvidos, o "pequeno" Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos. Começa então uma tragicómica batalha entre os relógios biológico e cronológico de Benjamin Button, à medida que ele rejuvenesce e enfrenta as dificuldades inerentes a passar pelas diversas etapas da vida em sentido contrário. Oscilando entre uma ironia mordaz e uma sensibilidade desconcertante, O Estranho Caso de Benjamin Button constitui uma crítica maliciosa a uma sociedade que não admite ver para além das aparências e que recusa tudo o que se desvie das normas e padrões em que assenta o seu estilo de vida.


Conto Peculiar
            Cometi um erro ao ler este livro depois de ter visto o filme porque um não tem nada a ver com outro. Apenas a essência se mantém, a crítica mantém-se e tudo o resto se altera.
Este é um daqueles livros pequenos com letras grandes, uma leitura muito fácil para quem está habituado a ler livros maiores. Claro que faz sentido este livro ser assim porque é apenas um conto. Para quem gosta de ler mas prefere os mais pequenos, este é um bom livro para se comprar.
A temática deste livro é muito original (tanto que fizeram um filme) e chama muito a atenção. As consequências de uma vida vivida ao contrário não são só emocionais, e aqui vem a parte da crítica à sociedade, são também fora do esperado pelos outros.
Toda a história tem uma mensagem forte, escondida, na maior parte das vezes, por trás das palavras de um autor brilhante. Aconselho a todos que leiam este livro e que, em seguida, vejam o filme. Vão notar que a diferença na história não influencia a verdadeira mensagem que o autor queria passar.


Podem comprar o livro:

- Na Wook – Aqui (atualmente 10,09€)