Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Opinião - A menina que não sabia ler

Titulo: A menina que não sabia ler (originalmente Florence and Giles)
Autor: John Harding
Data de Lançamento: Junho de 2010 (Março de 2010 no original)
Editora: LeYa
Número de páginas: 282
ISBN:978-972-20-4088-4
Sinopse: Numa mansão decrépita de Nova Inglaterra do século XIX, dois meios-irmãos órfãos, cuja única família que têm é um tio rico que nunca conheceram, são deixados aos cuidados dos empregados que o tio contratou para gerir a mansão. Um dia enquanto Florence, a irmã mais velha, estava a brincar às escondidas com Giles, encontra um sítio proibido: a biblioteca. Florence sabe que está proibida de ser ensinada, contudo isto não a impede de aprender a ler por si própria. O tempo vai passando e Giles, que não se adaptou á escola, fica na mansão com Florence sendo ensinado por uma jovem tutora. Contudo esta tem uma morte trágica e é substituída por outra: Miss Taylor. Florence simplesmente não consegue deixar de pensar que esta é maléfica e quer fazer mal ao seu irmão. Será apenas a imaginação de Florence ao rubro ou algo mais sombrio? Seja o que for, Florence fará de tudo para proteger o seu inocente irmão.

Uma história inspirada nos livros de Edgar Allan Poe
        Quando recebi este livro como presente de uma tia eu fiquei cética, para mim a história de uma rapariga que não sabia ler não me parecia minimamente interessante!
        Foi por isso que este livro me fascinou tanto. De início pensei que seria o quotidiano de uma rapariga de treze anos do século XIX, contudo, à medida que fui lendo a história, apercebi-me que julguei mal o livro. Em vez do quotidiano de uma simples rapariga, o livro retrata o quotidiano de uma rapariga genial, com um passado sombrio e ligeiramente psicótica. Florence também tem a característica de ser ligeiramente neurótica e super protetora no que diz relação a Giles, por isso quando vê a nova perceptora (tutora) e repara (ou imagina) que ela tem algo de demoníaco e macabro que ela não sabe explicar, fica em estado de alerta. Posteriormente, quando descobre pistas suspeitas que levam a pensar que esta quer raptar o irmão, Florence engendra um plano para o proteger.
       À medida que vamos lendo este livro vamos começando a perceber o passado da personagem principal, que esta desconhece.
       É um livro bastante interessante que recomendo vivamente a todas as pessoas que gostem de suspenses góticos clássicos, inspirados nos clássicos sobre o macabro de Edgar Allan Poe.

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,40€)